Paixões Proibidas

Tudo sobre a novela Paixões Proibidas. As Paixões, Romances, Videos, Fotos, Actores da Novela e muito mais.

Name:
Location: Oliveira de Azeméis, Portugal

Saturday, January 06, 2007

Paixões Proibidas

Paixões Proibidas é fruto de uma iniciativa inédita e de uma proposta ousada: realizar uma novela que agrade o público brasileiro e o telespectador português. A BAND e a RTP - Rádio e Televisão Portuguesa -, aceitaram o desafio de co-produzir a trama. “Esse projeto nos dá imenso orgulho porque serve como ponte para reaproximar dois países irmãos como Brasil e Portugal. Além disso, a força e a qualidade do texto garantem um produto excepcional”, diz João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Escrita pelo dramaturgo Aimar Labaki, Paixões Proibidas é livremente inspirada na obra de Camilo Castelo Branco (1825-1890), um dos maiores nomes da literatura portuguesa. Três de seus mais importantes livros estão sendo adaptados para a televisão: “Amor de Perdição”, “Mistérios de Lisboa” e “O Livro Negro do Padre Dinis”. “O nosso objetivo é estabelecer um novo padrão de relacionamento entre a produção audiovisual dos dois países. Penso que começamos da melhor maneira, potencializando as mais-valias que temos do lado português e entendendo o que é marcante do lado brasileiro”, afirma Luís Marques, Administrador da RTP.

Paixões Proibidas tem 160 capítulos e faz uma viagem no tempo para desembarcar em 1805, mostrando a vida em quatro localidades diferentes: Lisboa, Coimbra, Rio de Janeiro e Vila de Resende. Os vigorosos personagens de Camilo receberam uma releitura e um novo ambiente tropical, diferente do original. A trama é repleta de histórias de tirar o fôlego, entre elas o amor proibido de Simão e Teresa, representados por Miguel Thiré e Anna Sophia Folch, as paixões de perdição de Alberto de Miranda, interpretado por Felipe Camargo, e a vida misteriosa do Padre Dinis, vivido por Virgílio Castelo. Fazem parte do elenco atores experientes como Felipe Camargo, Celso Frateschi, Flávio Galvão, Graziella Moretto, Antonio Grassi, Marcos Breda e Suzy Rêgo, entre outros. Além disso, nove importantes atores portugueses atuam na novela e irão morar nos próximos oito meses no Rio de Janeiro, onde são realizadas as gravações em estúdio e na cidade cenográfica construída em Jacarepaguá. Em setembro também foram feitas várias cenas em Lisboa, Coimbra e Montemor-o-Velho, em Portugal, onde elenco, direção e demais profissionais da novela gravaram por 15 dias.

A direção geral da telenovela é de Ignácio Coqueiro. “É uma alegria enorme participar deste trabalho que representa uma retomada, agora com uma produção voltada para o público adulto”, comenta o diretor, que também exalta a qualidade do trabalho. “Produzir uma história de época é uma ousadia por si só, o que demonstra nosso entusiasmo pelo projeto. E para isso, reunimos uma equipe maravilhosa, que me dá muito orgulho.”

Na direção do projeto por parte da RTP está o experiente ator Virgílio Castelo, que também dá vida ao Padre Dinis, um dos protagonistas da novela. “É uma honra recriar a obra de Camilo para um público de milhões de brasileiros e portugueses que poderão conhecer um pouco das magníficas histórias deste escritor, muito bem recontadas pelo texto do Aimar. Será sem dúvida um enorme desafio entreter dois povos de costumes muito parecidos, mas também de culturas muito diferentes”, comenta o ator e diretor. Paixões Proibidas estréia em novembro substituindo “Mandacaru” e integra a programação especial que o Grupo Bandeirantes de Comunicação prepara para comemorar seus 70 anos de fundação em 2007. Em Portugal, a RTP também incluiu a exibição da telenovela entre os programas que comemoram seu cinqüentenário no ano que vem.